O Instituto Efort é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem objetivo a promoção de um equilíbrio socioambiental nas áreas de Meio Ambiente, Energia, Informática e Telecomunicações. O IPCOM produziu para o Efort o projeto piloto do curso “Educar para Preservar”, direcionado a professores do ensino médio, no formato de videoaulas, complementadas com material gráfico de apoio, impresso e digital, e com notícias sobre temas relacionados à energia e ao meio ambiente, veiculadas em sites e outros meios de comunicação.
O curso foi concebido com aulas de matemática direcionadas à alunos e professores da rede pública e privada. O trabalho inclui a supervisão e organização dos roteiros, treinamento dos professores e todo o pacote gráfico de apoio ao conteúdo. As videoaulas são utilizadas em aulas presenciais e à distância, nas unidades móveis da Eletrobras/Furnas em vários estados brasileiros, principalmente nas regiões de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, desde janeiro de 2020.
A ATLAS é uma Organização Social sem fins lucrativos dedicada à orientação, apoio e desenvolvimento de ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida e da saúde da população, sobretudo de baixa renda, através de parcerias firmadas com o Poder Público para a promoção da saúde, esporte, lazer, educação e assistência social.
A ATLAS promove treinamentos, capacitações e qualificações presencialmente e online, utilizando a plataforme Moodle. O IPCOM prestou serviços à instituição por meio de cursos e assessoria para “Atualização, configuração e modernização de layout da Plataforma Moodle para a versão 3,8” e “Suporte e Treinamento para Administradores do Moodle”.
A EPD é uma instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação de 1994, localizada, em São Paulo, que possui cursos de graduação e pós-graduação na área de Direito, além de cursos de extensão e programas de educação continuada. A instituição oferece dezenas de cursos online e sua plataforma de aprendizagem inclui salas de aula virtuais, chats e fóruns online para os estudantes.
O IPCOM prestou serviços de implantação, atualização, configuração e transposição de conteúdos de vários cursos online da EPD para a Plataforma Moodle. O IPCOM desenvolveu e produziu videoaulas sobre temas ligados à área jurídica para cursos transmitidos via web. O trabalho envolveu a preparação de roteiros, gravação em estúdio, treinamento de professores e apresentadores, confecção de artes e pranchas de apoio didático e digitais; e edição final de videoaulas.
O projeto Músicos do Elo compreende cursos de formação e a gestão da atuação regular de músicos em instituições de saúde e sociais. Através da música busca humanizar a permanência de pessoas acolhidas em hospitais e casas de repouso para idosos.
Os Músicos do Elo objetivam facilitar o diálogo não verbal, poético e musical nesse contexto de tensão, ou mesmo de exclusão social. Criam assim as condições necessárias para que todas as pessoas presentes numa instituição de saúde ou social possam vivenciar um ambiente humanizado, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de pacientes, abrigados, familiares e profissionais.
O projeto Músicos do Elo compreende cursos de formação e a gestão da atuação regular de músicos em instituições de saúde e sociais. Através da música busca humanizar a permanência de pessoas acolhidas em hospitais e casas de repouso para idosos.
Em 2020, o curso ganhou uma versão EAD, implementada em parceria com instituições francesas, utilizando centenas de segmentos em vídeo, analisados e comentados para ilustrar as aulas expositivas e material escrito disponível no ambiente virtual de aprendizagem. Vídeos sobre o projeto, realizados nesses países pelos professores Luiz Fernando Santoro e Victor Flusser, podem ser assistidos no site musicosdoelo.org. O IPCOM vem colaborando com a concepção das várias etapas do projeto, bem como na gravação e edição de material didático audiovisual para utilização nas aulas à distância, implantadas a partir de 2020, por conta da pandemia.
Podem ser assistidos no site https://musicosdoelo.org/videos/
Gravação e direção de 22 videoaulas sobre o tema “A arte do bem escrever”, criado e apresentado pelo prof. Dr. Manoel Carlos Chaparro, pesquisador e professor da USP, formatado como curso à distância em 2018 e 2019.
O IPCOM foi responsável pela produção de todo o material audiovisual de apoio ao curso e pela gravação das videoaulas.
A ACERP é uma organização social que trabalha para a melhoria da Educação no Brasil, sendo a gestora da TV Escola. Em 2021, a IPCOM firmou parceria com a ACERP, visando a criação e estruturação de atividades, programas e projetos de caráter educativo, cultural, de pesquisa, desenvolvimento, inovação, capacitação e formação para um público-alvo de crianças, adolescentes e professores.
Dessa parceria, foi criado o projeto de coprodução audiovisual, para a elaboração de teleaulas direcionadas para os alunos e professores por meio da TV Escola em canais abertos, por assinatura e em plataformas digitais em vários municípios brasileiros.
O projeto tem como objetivo atender de imediato a lacuna que a pandemia de COVID-19 trouxe aos estudantes, como desistência e diferenças de qualidade entre o ensino público e privado.https://tvescola.org.br/